A comuna de Châteauroux-les-Alpes é situada no sudeste da França, o distrito de GAP, o departamento dosAlpes e a região Provença-Alpes-Costa de Azul-.
O território comunal é aninhado à uma altitude compreendida entre 811 m e 3120 m e situado no Sul do Parque Nacional Ecrins, sobre as margens Durance.
A vaga do Rabioux sobre Durance é uma mancha muito apreciada dos amadores de desportos de águas viva. Uma quarentena de aldeolas constitui a comuna, a qual se estende desde os vales do Bramafan, do Rabioux e o Couleau.
Deste facto, esta pequena cidade combina maravilhosamente a beleza da natureza de uma parte e a herança de um rico passado de outra parte, para fazer um destino por excelência para feriados à Châteauroux-les-Alpes, todo o ano.
Além disso tanto que com as diversas manifestações e animações que apresenta a agenda cultural da cidade, não são as actividades de lazeres que faltam. Châteauroux-les-Alpes é uma antiga cidade cuja frequentação sobe época à romana.
E para causa, é situada sobre a via que ligar Turim em Marselha, existente do ano 58 antes da nossa era até século I.
Deste facto, percorrendo os rebaixos da cidade, pode-se aperceber aqui e lá muitos dos pedaços de muros, nomeadamente à aldeola de Santo Marcelino em direcção do Fazis.
Estas antigas estradas são preservadas maravilhosamente na sequência dos trabalhos empreendidos pela associação os Alpes Cottiennes.
Pode-se igualmente descobrir na cidade uma via real que data século X, o qual atravessava as aldeolas do Resto e o Rozans.
A presença destes antigos caminhos notórios atesta que Châteauroux-les-Alpes teve um lugar importante no passado dosAlpes.
No entanto, não é necessário necessariamente emprestar estes a taludes ancestrais para poder partir à descoberta de esta cidade. As tradições fazem parte integrante dos habitantes de Châteauroux-les-Alpes.
Entre os vestígios do passado, pode-se citar as dezenas de capelas medievais posicionadas na cidade e herdadas do antigo domínio do arcebispo de Chuvisco.
Mais antiga entre elas é a capela Saint-Etienne e Santo- Alban, construídas durante o século X. Aaquilo acrescentam-se outros stèles emblemáticos, nomeadamente a igreja de Santo- Ireneu erigida para o fim século X, abbaye Sainte-Cruz do Rabioux que data de 1124, ou ainda a capela Saint-James.
No que se refere ao património não religioso de Châteauroux-les-Alpes, se encontra magnífica a roda à água de moinho restaurada ao centro da aldeia.
Várias outras fontes, rodas à água, fornos à pão são dispersadas numerosas nas aldeolas da comuna e confirmadas as realidades do diário de antan nesta cidade. Bem entendido, os valores destas tradições ancestrais não se limitam à velhas pedras conservadas ao fio das gerações.
Em efeito, muito como os seu aïeux, os habitantes de Châteauroux-les-Alpes dão à natureza um valor certo indémodable cujo dever têm único de preservar.
Além disso tanto que com a proximidade do sítio natural excepcional do Parque Ecrins, a riqueza da fauna e a flora é insoupçonnable nesta região.
Por noutro lugar, os arredores de esta cidade merecem todos os rodeio, que seja-o -se um fim amoureux da natureza ou um simples espectador.
Neste registo figuram por exemplo o plano de água de Chuvisco, o lago de Serre-Ponçon, as fontes termais de Guillestre, a cascata do Pisse, as chaminés Fées...
tanto como será necessário mais de um fim de semana à Châteauroux-les-Alpes para descobrir-o.