Briançon é uma das raras cidades da França onde os antigos fortes aninham-se mais de 1300 metros de altitude.
Desde 2008, é inscrita no património mundial da UNESCO.
No entanto, a sua atracção não descansa unicamente sobre a sua herança histórica, nem sobre a sua posição geográfica, mas também sobre a animação há muito ao longo do ano. Briançon é uma cidade de montanha que se estende sobre uma superfície de 28km² e à uma altitude média de 1200 metros.
A cidade Vauban Briançon constitui à vez a sua PIC, com os seus 1300 metros e seu canto mais fortificado.
Briançon combina à vez um clima notável, actividades desportivas de primeira ordem, os monumentos históricos e militares assim único dos cuidados médicos conhecidos. Briançon é feito fortifications, mais velha datando do início século X.
Foram construídas durante perto de três séculos e concedidas em Briançon o título de "cidade de guarnição".
Ligar à Vauban graça à Ponte de Asfeld que foi construída em 1730.
Balade na montanha Briançon reflecte a rico história desta antiga cidade de guarnição.
Em efeito, os fortes Briançon que estão ao número de 11 recordam o lugar estratégico desta cidade que se situa na fronteira franco-italiana aos tempos de Louis XIV.
Mas, apesar da sua idade, guardaram o seu encanto de origem graça renovação à feita "pelo Clube velho manoir". Aos monumentos mais visitados são o Forte do Salettes, da parte superior dos seus 299 anos, o Randouillet e as Cabeças.
Os passeios para fortifications da "margem esquerda" são igualmente muito interessantes, se cita-se apenas a Comunicação lá e o Forte Delfim. A vocação militar Briançon fez um sítio excepcional, dada que a aldeia faz parte das raras arquitecturas marciais que se penduram sobre maciços na França.
O complexo de fortes Briançon completa-se com Gargouille, a velha cidade, que além seus imensos fortifications, dá forma a monumentos históricos de uma autenticidade rara. Esta cidade fortificada é igualmente uma estação de desportos de inverno muito apreciada, com a sua altitude bastante importante. Snowboard, cascatas de gelos, esqui de fundo e balades em raquete praticam-se.
Noutro lugar, faz parte da subprefeitura dos Elevados Alpes e ligar ao domínio skiable de Estufa-Cavaleiro graça télécabine do Prorel, assim único à estação de Montgenèvre.
Mas ainda, Briançon é também um destino de verão ideal.
Em efeito, o seu clima excepcional, com ensoleillement que dura 80% do ano e uma humidade quase nula, permite a prática das actividades estivais como os passeios, o rafting, o alpinismo, o parapente ou o VTT.
A cidade Briançon situa-se para além de sobre a estrada dos Grandes Alpes e é também uma encruzilhada dos cinco vales: Durance, o Clarée, o Guisane, o Ayes e o Cerveyrette.
Numerosas vias de comunicação servem a aldeia e a cidade de Turim é apenas à 100 quilómetros lá, enquanto a fronteira italiana é justa à 15 quilómetros.
Além disso, desde alguns anos, Briançon é conhecido como um elevado lugar em climatothérapie de altitude e designadamente os cuidados das patologias respiratórias.
Também, numerosos estabelecimentos de cura acolhem nesta cidade de Provença Alpes Costa de Azul-, cada ano, os doentes asmáticos. A cidade Briançon faz parte do património mundial da UNESCO desde 2008, com a Citadela de Vauban e as cinco obras do lugar forte.
Mas ainda, o Ministério da Cultura concedeu-lhe em 1990 o rótulo de "Ville e Países de Arte e de Histoire".